Mudanças entre as edições de "Guia de Instalação"

De Manuais do SuiteCRM - CBR Consultoria
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Clique [[Compatibility Matrix|aqui]] para visualizar a matriz completa de compatibilidade.
 
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===PHP version===
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===Versões do PHP===
  
 
*5.2.1-5.2.6
 
*5.2.1-5.2.6
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*5.3.0 - 5.3.6
 
*5.3.0 - 5.3.6
  
===Databases===
+
===Banco de dados===
  
 
*MySQL - 5.0x, 5.1
 
*MySQL - 5.0x, 5.1
 
*MSSQL - 2005, 2008
 
*MSSQL - 2005, 2008
  
===Operating systems===
+
===Sistemas Operacionais===
  
*Windows: Sugar runs on any OS that runs PHP
+
*Windows: Sugar funciona em qualquer SO que suporte PHP
*Linux: Sugar runs on any OS that runs PHP
+
*Linux: Sugar funciona em qualquer SO que suporte PHP  
*Mac: Sugar runs on any OS that runs PHP
+
*Mac: Sugar funciona em qualquer SO que suporte PHP
  
===Upgrading to SuiteCRM from SugarCRM Community Edition===
+
===Atualizando para o SuiteCRM a partir do SugarCRM Community Edition===
Upgrade paths are available for SugarCRM to SuiteCRM from the SuiteCRM downloads section of the SuiteCRM website. To validate what versions of SugarCRM are compatible with the respective SuiteCRM versions, please check the table below:
+
Pacotes de atualização estão disponíveis para atualizar o SugarCRM para o SuiteCRM. Confira a seção de downloads no site do SuiteCRM. Para verificar quais versões do SugarCRM são compatíveis com as respectivas versões do SuiteCRM, por favor confira abaixo:
 
{|
 
{|
 
! SuiteCRM Version!!SugarCRM Version
 
! SuiteCRM Version!!SugarCRM Version
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|}
 
|}
  
===Upgrade prerequisites===
+
===Pré-requisitos para atualização===
*Backup your current SuiteCRM directory and database before beginning the upgrade process.  
+
*Faça backup do seu diretório SuiteCRM e também da base de dados antes de prosseguir com o processo de atualização.  
*Disable op-code caching before upgrading your SuiteCRM installation if op-code caching is enabled in the PHP configuration file. You can enable it after the upgrade process is complete.  
+
*Desabilite o “caching op-code” antes de atualizar sua instalação do SuiteCRM, no arquivo de configuração PHP. Você pode reabilitá-lo após a conclusão do processo de atualização.
*Increase the default value of the parameters listed below before you begin the upgrade process if you are using Zend Core 2.0:  
+
*Aumente o valor padrão dos parâmetros listados abaixo antes de iniciar o processo de atualização, caso estiver usando “Zend Core 2.0”:  
**Navigate to C:\Program Files\Zend\Core\etc\fastcgi.conf and increase the default value for ConnectionTimeout to 3000 seconds and RequestTimeout to 6000 seconds.  
+
**Localize o arquivo C:\Program Files\Zend\Core\etc\fastcgi.conf e aumente o valor padrão dos parâmetros “ConnectionTimeout” para 3000 segundos e o “RequestTimeout” para 6000 segundos.
**Navigate to the php.ini file and increase the default value of max_execution_time to 6000 seconds.  
+
**Localize o arquivo php.ini e aumente o valor padrão do parâmetro “max_execution_time” para 6000 segundos.
*Perform the following for the large size of the upgrade files:  
+
*Realize as alterações a seguir para que o processo suporte o grande tamanho dos arquivos de atualização:
**Modify and save the value of Maximum upload size to 21000000 (20MB) in the Advanced section of the System Settings page of your current SuiteCRM installation.  
+
**Altere para 21000000 (20MB) o parâmetro “Tamanho máximo de Arquivos para carregar” na seção “Avançado” da página de “Definições de Sistema”. Para isso, deverá autenticar-se como administrador em sua instância atual do SuiteCRM.
**Navigate to the php.ini file on your web server and configure the parameters listed below in the Advanced section of the System Settings page of your current SuiteCRM installation:  
+
**Localize o arquivo php.ini em seu servidor web e configure os parâmetros listados abaixo:
***Set post_max_size to at least 60MB  
+
***Defina post_max_size para no mínimo 60MB
***Set upload_max_filesize settings to at least 60MB  
+
***Defina upload_max_filesize para no mínimo 60MB
***Set max_input_time to a large number
+
***Defina max_input_time para um número bem maior
***Set memory_limit to 256MB  
+
***Defina memory_limit para 256MB  
Restart the web server and begin the upgrade process.  
+
Reinicie o servidor web e comece o proceso de atualização.
*Ensure that LimitRequestBody is set to a large number or use the default value of 2GB if you are using an Apache web server and LimitRequestBody is set in the httpd.conffile. Restart Apache and begin the upgrade process.  
+
*Certifique-se de que o parâmetro “LimitRequestBody” esteja definido com um número maior ou use o valor padrão de 2GB, caso estiver usando um servidor web Apache e o parâmetro “LimitRequestBody” exista no arquivo httpd.conf. Reinicie o Apache e comece o processo de atualização.
*Ensure that the webserver user has write permissions to the SuiteCRM database. The upgrade to SuiteCRM 7.0.x will add and replace files in several locations including the SuiteCRM root directory. The webserver user must have write permissions for the root folder and all sub-directories during the upgrade process.  
+
*Certifique-se de que o usuário do servidor web tenha permissão de escrita na base de dados do SuiteCRM. O processo de atualização para o SuiteCRM 7.0.x irá adicionar e remover arquivos de diversas pastas incluindo o diretório raíz do SuiteCRM. O usuário do servidor web deve ter permissões de escrita para a pasta raíz de todos seus subdiretórios durante o processo de atualização.
*The process of upgrading can take up to 30 minutes. Set the CGI script timeout to more than the default 300 seconds to ensure that the CGI application does not time out if you are using the IIS web server.  
+
*O processo de atualização dura cerca de 30 minutos. Defina o parâmetro “timeout” no script CGI para mais de 300 segundos para garantir que a aplicação CGI não gere timeout, caso estiver usando o IIS como servidor web (Windows).
*Save PHP files for customized modules (for example, accounts.php) in the Customs directory and not within the main module. Existing customizations may be overridden by changes in SuiteCRM 7.0.x during upgrade.  
+
*Faça backup dos arquivos PHP que contenham algum tipo de customização para seus módulos (por exemplo, o “accounts.php”) no diretório “Customs” (e não somente no módulo principal). Caso existirem customizações, estas serão perdidas no SuiteCRM 7.0.x durante a atualização.
===Upgrade considerations===
+
===Considerações sobre o processo de atualização===
The Dynamic Teams feature requires some database schema changes across all modules as part of the upgrade process. For larger databases, this operation can take some time to complete. Follow the steps listed below to ensure a smooth upgrade process:  
+
O recurso “Dynamic Teams” requer algumas alterações no schema de banco de dados em todos os módulos, como parte do processo de atualização. Para bases de dados maiores, esta operação pode durar muito tempo para que seja concluída. Siga os passos abaixo para amenizar o tempo de atualização:
#Test your upgrade on a development instance instead of the production instance.  
+
#Teste a atualização em um ambiente a parte, de desenvolvimento (ou homologação) ao invés de atualizar diretamente em produção.  
#Use the Silent Upgrade method through the command line interface to conduct the upgrade instead of the Upgrade Wizard inside the application if your database contains more than 10000 records per table.  
+
#Use o método de atualização silenciosa através da interface de linha de comando para conduzir todo processo, ao invés do assistente de atualização, dentro da aplicação (caso sua base de dados possuir mais que 10000 registros por tabela).
#Log into the application as an Administrator and use the Repair option to repair and rebuild the database after the upgrade is complete.
+
#Autentique-se na aplicação como administrador e use a opção “Reparar Estruturas” para reparar e reconstruir a base de dados após o término da atualização.
===Using the Upgrade Wizard===
+
===Usando o Assistente de Atualização===
The Upgrade Wizard provides a quick way to upgrade to the latest version of the SuiteCRM application. It includes critical upgrade logic as well as the SQL commands needed to upgrade the application.  
+
O assistente de atualização lhe proporciona um curto caminho para atualizar sua aplicação para a última versão existente do SuiteCRM. Isso inclui atualizações críticas de código como também alguns comandos SQL necessários para a atualização. Certifique-se de que o arquivo config.php (localizado no diretório raíz do SuiteCRM) possua permissão de escrita, antes de usar o assistente de atualização.  
Ensure that the config.php file for your installation, located in the SuiteCRM root directory, is writable, before using the Upgrade Wizard.  
+
Nota: Atualizações manuais através de substituição de arquivos fonte e execução de scripts SQL não são suportados pelo assistente de atualização.
Note: Manual upgrades by file replacements and running the upgrade SQL are not supported.  
+
===Atualizando o SuiteCRM através do Assitente===
===Upgrading SuiteCRM using the Upgrade Wizard===
+
#Baixe o pacote de atualização apropriado do site do SuiteCRM. Por exemplo, baixe o pacote “SuiteCRMPro-Upgrade-6.4.x-to-6.5.0.zip” para atualizar o SuiteCRM Professional versão 6.4.x para 6.5.0. Baixe o arquivo de conversão apropriado para converter o SuiteCRM Professional para SuiteCRM Enterprise.
#Download the appropriate SuiteCRM Upgrade zip file from the SuiteCRM website to your local machine. For example, download the SuiteCRMPro-Upgrade-6.4.x-to-6.5.0.zipfile to upgrade SuiteCRM Professional from version 6.4.x to 6.5.0. Download the appropriate conversion file to convert to SuiteCRM Professional or SuiteCRM Enterprise.  
+
#Autentique-se na instância do SuiteCRM existente como administrador e clique em “admin” no lado superior direito da tela.
#Log into your existing SuiteCRM application as the administrator and click admin on the right-hand corner of the page.  
+
#Clique em “Assistente de Atualização” no painel administrativo do sistema.
#Click Upgrade Wizard in the Systems panel of the Administration Home page.  
+
#*Será visualizado a página do assistente de atualização.  
#*This displays the Upgrade Wizard page.  
+
#Clique em “Next”.  
#Click Next.  
+
#*Você visualizará a página de checagem do sistema e o SuiteCRM iniciará este processo. O processo de checagem irá conferir se há algum problema que o impeça de prosseguir com a atualização. Problemas como permissão de arquivos, base de dados e configurações do servidor serão listadas nesta página caso seja encontrado alguma falha.
#*This displays the System Checks page. and SuiteCRM begins the system check process. The Systems Check page indicates that there were no issues if the system check process completes successfully. Issues with file permissions, database, and server settings are listed on the page if the system check process encountered any problems.  
+
#Clique em “Next” se a checagem do sistema for concluída com êxito.  
#Click Next if the system check is successful.  
+
#*Será visualizado a página de Upload e Atualização.  
#*This displays the Upload an Upgrade page.  
+
#Clique em Procurar e localize o pacote de atualização baixado anteriormente. Selecione-o.  
#Click Browse, and navigate to the location of the upgrade zip file and select it.  
+
#*O caminho do arquivo será visualizado nos campos de Upload e Atualização.  
#*The path to the file displays in the Upload an upgrade field.  
+
#Clique em “Upload Upgrade” para enviar o pacote para a aplicação SuiteCRM.  
#Click Upload Upgrade to upload the package to the SuiteCRM application.  
+
#*O sistema enviará o pacote e irá mostrá-lo na página. Use o botão “Delete Package” para removê-lo, se necessário.  
#*The system uploads the package and displays it on the page. Use the Delete Package button to remove the package if necessary.  
+
#Clique em “Next”.  
#Click Next.  
+
#*Será visualizado a página de checagem.  
#*This displays the Preflight Check page.  
+
#*Clique em “Show Schema Change Script” para visualizar as diferenças entre o schema atual da base de dados do SuiteCRM e a nova versão.  
#*Click Show Schema Change Script toview differences in the SuiteCRM databases schema between your current and new SuiteCRM versions.  
+
#*Por padrão, o assitente de atualização marca a opção “Runs SQL”, como método de atualização da base de dados. Selecione “Manual SQL Queries” na lista drop-down e também a opção “Check when SQL has been manually run”, caso deseja executar as queries manualmente na sua base de dados.
#*By default, the Upgrade Wizard Runs SQL option is selected as the database update method. Select Manual SQL Queries from the Database Update Method drop-down list and select the Check when SQL has been manually run box, if you ran the SQL queries manually.  
+
#Clique em “Recheck” para executar novamente a checagem. Clique em “Next” caso deseja pular esta etapa.
#Click Recheck to rerun Preflight Check. Click Next to skip this step.  
+
#*Será visualizado a página “Commit Upgrade”.  
#*This displays the Commit Upgrade page.  
+
#*Você também pode clicar em “Show” para visualizar a lista de arquivos que foram copiados e os resultados da reestruturação. É possível também visualizar as queries que foram ignoradas.
#*You can also click Show to see a list of files that were copied and the rebuilt results. You can also view skipped queries.  
+
#Clique em Next.  
#Click Next.  
+
#*Durante o processo de atualização, o SuiteCRM realiza uma mesclagem de três vias entre a instância personalizada em versão antiga, a instância padrão em versão antiga, e a instância padrão da nova versão. Esta mesclagem de três vias adiciona todos os campos existentes nos layouts de módulos padrão da nova versão aos layouts dos módulos correspondentes da versão existente, se os layouts dos módulos na versão anterior do sistema não sofreram personalizações através do Studio (antes da atualização). A mesclagem das três vias também muda o posicionamento dos campos em layouts de módulos cujo não sofreram customizações através do Studio para que coincidam com o posicionamento dos campos nos layouts de módulos padrão.
#*During the upgrade process, SuiteCRM performs a three-way merge between the customized instance on old version, default instance on old version, and default instance on new version. This three-way merge adds any fields that have been added to the default module layouts in the new version to the corresponding module layouts in the existing version, if the module layouts in the old version were not customized through Studio (or in the appropriate upgrade-safe way) prior to the upgrade. The three-way merge also changes the placement of fields in non-Studio-customized module layouts to match the placement in the default module layouts.  
+
#*O SuiteCRM exibe a página de confirmação de layouts como “Passo 5” do processo de atualização se os layouts de módulos existentes foram personalizados, e há mudanças para os campos padrão e adiciona os campos nos novos layouts dos módulos.
#*SuiteCRM displays the Confirm Layouts page as Step 5 of the upgrade process if the existing module layouts have been customized, and there are changes to the default fields and field placement in the new module layouts.  
+
#*A tela de confirmação do layout lista os layouts dos módulos que sofreram alterações na nova versão. Por padrão, todos os layouts dos módulos listados são selecionados para mesclagem durante a atualização.
#*The Confirm Layouts page lists the module layouts that have changed in the new version. The administrator has the option of applying the changes to the existing module layouts. By default, all of the listed module layouts are selected to be merged during the upgrade.  
+
#*Por exemplo, na versão 6.1.0, o SuiteCRM possui o campo “Atribuído a” na tela de detalhes, na tela de edição e também nos templates de Email. Se a instância foi atualizada e tinha campos personalizados na tela de edição mas não tinha o mesmo em nenhum layout de Email, ocorrerá o seguinte durante a atualização:
#*For example, in 6.1.0, SuiteCRM added the Assigned To fields to the default Detail View and Edit View layouts for Notes and for Email Templates. If the instance being upgraded has a customized EditView layout for Notes, but no customized layouts for Email Templates, the following will occur during the upgrade:  
+
#;a. A tela de confirmação de layout aparecerá como passo 5 no assistente de atualização.
#;a. The Confirm Layouts page appears as Step 5 in the Upgrade Wizard
+
#;b. A tela de confirmação mostrará o módulo com os layouts da tela de edição e detalhes. Os templates de Email não mostrarão os campos alterados, pois não foram customizados.
#;b. The Confirm Layouts page displays the Notes module with the EditView and DetailView layouts. The Email Templates layouts do not display on the Confirm Layouts page because the existing layouts were not customized.  
+
#;c. O administrador terá a opção de mesclar as alterações nos módulos com as alterações existentes na tela de detalhes e edição.  
#;c. The Administrator has the option of choosing to merge the changes in the Notes module with the existing customized EditView layout.  
+
#Desmarque o módulo caso não queira adicionar os campos personalizados nele.  
#Uncheck the module if you do not want to add the new fields to a module.  
+
#Clique em "Next".  
#Click Next.  
+
#*Será visualizado uma mensagem informando que a mesclagem dos layouts ocorreu com êxito (caso optou por atualizar seus módulos).
#*This displays a message confirming that the layouts were successfully merged (if you chose to update your modules).  
+
#Clique em "Next".  
#Click Next.  
+
#A página confirmará a atualização. Prossiga com os passospara mesclagem manual dos arquivos ou execução das queries do SQL agora.
#The Debrief page confirms the upgrade installation. Complete the steps for manual merging of files or running SQL queries now.  
+
#Clique em “Done”.  
#Click Done.  
+
#*Você visualizará a página inicial indicando que a atualização foi concluída.  
#*This displays the Home page indicating that the upgrade is complete.  
+
#Clique em “Reparar Estruturas” no painel administrativo do SuiteCRM e, em seguida,  selecione a opção “Reconstruir Relacionamentos” e também “Reparo rápido e Reconstrução”.
#Click Repair and select the Rebuild Relationships andRebuild Extensions options in the Systems panel of the Administration Home page.  
+
#*Para mais informações, confira “Reparar Estruturas”.  
#*For more information, see Repair.  
+
#Manualmente, mescle os arquivos que foram ignorados durante a atualização extraindo-os do pacote de atualização (arquivo zip), caso tenha desmarcado algum arquivo de forma a prevenir que o assistente o sobreesrevesse. Esta mesclagem pode ser realizada através do diretório da aplicação existente em seu servidor web.
#Manually merge the files by extracting the skipped file from the patch zip file if you unchecked any files to prevent the Upgrade Wizard from overwriting them. Merge the file installed in the SuiteCRM application directory.  
+
#*Nota: Confira o arquivo LOG do assistente de atualização no diretório do SuiteCRM para obter informações sobre alguma falha ocorrida durante a atualização.
#*Note:Check the upgradeWizard.log file in the SuiteCRM folder for information on unsuccessful SuiteCRM upgrades.
+
===Desinstalando uma instância do SuiteCRM===
===Uninstalling a SuiteCRM instance===
+
Siga estes passos para desinstalar sua instância do SuiteCRM:
Follow these steps to uninstall your SuiteCRM instance:
+
#Localize o diretório do SuiteCRM em seu servidor web.
#Navigate to the directory within your web server where SuiteCRM is located.
+
#Remova o diretório (caso o SO for Linux: rm -r <suitedirectory> caso queira ser notificado durante a exclusão, rm -rf <suitedirectory> caso queira excluir tudo sem notificação alguma).
#Remove the SuiteCRM directory(Linux: rm -r <suitedirectory> if you wish to be prompted, rm -rf <suitedirectory> if you wish to delete the directory without being prompted).
+
#Delete o schema da base de dados SuiteCRM existente em seu servidor de banco de dados (o nome padrão é “suitecrm”, caso não tenha sido alterado durante o processo de instalação).
#Delete the SuiteCRM database schema from your server database(default is “suitecrm”, this will differ if this has been renamed during the installation process)..
+
  
===Troubleshooting and Support===
+
===Análise de Incidentes e Suporte===
SuiteCRM is an open source project. As such please do not contact us directly via email or phone for SuiteCRM support. Instead please use our support forum. By using the forum the knowledge is shared with everyone in the community. Our developers answer questions on the forum daily but it also gives the other members of the community the opportunity to contribute. If you would like customisations to specifically fit your SuiteCRM  needs then please use our contact form.
+
O SuiteCRM é um sistema de código aberto. Devido a isso, por favor, não nos contate diretamente por e-mail ou telefone para obter suporte. Ao invés disso, por favor, utilize nosso fórum. Ao utilizá-lo, o conhecimento sobre a aplicação é compartilhado com todos os membros da comunidade. Nossos desenvolvedores respondem questões no fórum diariamente mas também dá a oportunidade para outros membros da comunidade contribuírem. Caso deseja obter alguma customização específica para atender alguma necessidade em seu CRM, por favor, utilize nosso formulário de contato.

Edição das 15h46min de 25 de abril de 2016

SuiteCRM 7.1 Guia de Instalação

Introdução

SuiteCRM é o SugarCRM turbinado! O SuiteCRM é um fork do popular CRM de código aberto SugarCRM Community Edition (CE). Ele possui diversos módulos adicionais com as características padrão e funcionalidades encontradas no SugarCRM CE.

Notas de lançamento

Confira as notas de lançamento referentes ao SuiteCRM 7.1aqui

Baixando e instalando o SuiteCRM

Se você está instalando o SuiteCRM pela primeira vez, siga as instruções desta seção. Caso já conheça e utilize uma versão anterior do SuiteCRM, confira a seção de atualização para obter detalhes sobre como atualizar sua instância do SuiteCRM. Siga os passos abaixo caso tratar-se de uma primeira instalação:

  1. Instale a versão do PHP de acordo com a plataforma existente (Linux ou Windows), servidor web e base de dados.
  2. Baixe os arquivos de instalação do SuiteCRM através do site suitecrm.com (confira a seção “Downloading the latest SuiteCRM files”).
  3. Copie os arquivos do SuiteCRM para seu servidor web.
  4. Instale o SuiteCRM através do assistente de instalação.

Baixando os arquivos mais recentes do SuiteCRM

  1. Navegue até seção de downloads do SuiteCRM, existente no site https://suitecrm.com/
  2. Autentique-se com suas credenciais (usuário e senha). Caso não tiver uma conta, basta criá-la através do formulário de registro.
  3. Baixe o pacote SuiteCRM de sua preferência, de preferência a última versão existente. Esta contém as últimas novidades e correções de bugs.
  4. Caso encontrar algum problema durante a criação de sua conta em nosso site ou durante o download, por favor reporte-nos através do nosso fórum de suporte.

Copiando os arquivos do SuiteCRM para o servidor web

Após baixar o pacote SuiteCRM, será necessário descompactá-lo e também configurar as devidas permissões para início do processo de instalação. Os passos a seguir detalham os pré-requisitos necessários para os arquivos de instalação do SuiteCRM:

  1. Localize o diretório no servidor web onde o SuiteCRM será instalado (o mais comum é o diretório raiz, ou algum subdiretório existente nele).
  2. Descompacte o pacote SuiteCRM dentro do diretório selecionado durante o passo 1. Será criado o diretório “SuiteCRM” abaixo da pasta escolhida anteriormente.
  3. Durante este passo, talvez você deseje renomear o diretório “SuiteCRM”. Se for o caso, realize esta alteração agora.
  4. Defina o proprietário do diretório SuiteCRM:
    1. chgrp ApacheUser.ApacheGroup <suitecrmroot> -R Define o proprietário da pasta raíz recursivamente para o usuário Apache e seu grupo.
  5. O usuário do sistema que seu servidor web utiliza varia de acordo com o sistema operacional utilizado. Os mais comuns são:
    1. apache (Linux/Apache)
    2. nobody (Linux/Apache)
    3. IUSR_computerName (Windows/IIS)

Caso estiver na dúvida sobre qual usuário escolher para seu servidor web, contate seu provedor de hospedagem. Se estiver instalando o SuiteCRM localmente e precisar de suporte, visite nossos fóruns.

  1. Defina as seguintes permissões para o diretório SuiteCRM (Linux):
    1. sudo chown -R www-data:www-data .
    2. sudo chmod -R 755 .
    3. sudo chmod -R 775 cache custom modules themes data upload config_override.php

Os commandos mencionados acima podem variar dependendo do sistema operacional. Caso obter problemas durante estas definições em sua instância do SuiteCRM, visite nossos fóruns de suporte.

Pré-requisitos de instalação recomendados

  • PHP
  • JSON
  • XML Parsing
  • MB Strings Module
  • Permissão de escrita para o arquivo de configuração do SugarCRM (config.php)
  • Permissão de escrita para o diretório Custom
  • Permissão de escrita para os subdiretórios dos Módulos e seus Arquivos
  • Permissão de escrita para o diretório de Upload
  • Permissão de escrita para o diretório Data e seus subdiretórios
  • Permissão de escrita para o diretório Cache e seus subdiretórios
  • Limite de Memória do PHP (no mínimo 128M)
  • Módulo de Compressão ZLIB
  • Módulo ZIP Handling
  • Biblioteca PCRE
  • Módulo IMAP
  • Módulo cURL
  • Tamanho de Arquivo para Upload
  • Suporte a Sprite

Instalando o SuiteCRM

Uma vez copiado os arquivos do SuiteCRM para seu servidor web, será necessário instalá-lo seguindo os passos do assistente de instalação. Para abrir o assistente, acesse o endereço de sua instância SuiteCRM pelo navegador: http://<yourServer>/<yourSuiteCRMDirectory>/install.php. Basta prosseguir com a instalação típica ou personalizada. Recomendamos a instalação típica, mas você pode preferir a personalizada devido a razões como, por exemplo: O usuário administrador do banco de dados não pode ser o mesmo para a base de dados do SuiteCRM, preferência em configurar a localidade durante a instalação do SuiteCRM (ao invés de fazê-lo depois de instalado), etc.

Realizando uma instalação típica do SuiteCRM

  1. Abra seu navegador e informe o endereço: http://<yourServer>/<yourSuiteCRMDirectory>/install.php
    • Será visualizado a página de boas vindas.
  2. Clique em “Next”.
    • O instalador mostrará instruções de instalação e alguns requisitos que o ajudarão durante o processo.
  3. Revise as informações e clique em “Next”.
    • Será visualizado o Acordo de Licença do SuiteCRM.
  4. Revise a licença, marque a caixa “I Accept”, e clique em “Next”. O instalador irá conferir a compatibilidade do sistema e mostrará em seguida uma página com opções de instalação.
    • Nota: Você pode modificar as configurações a qualquer momento antes de clicar em “Install”. Para isso, clique no botão “Voltar” de seu navegador para retornar à página desejada.
  5. Selecione “Instalação Típica”.
  6. Clique em “Next”. Será visualizado a página “Database Type”.
  7. Selecione o tipo de banco de dados que está instalado em seu sistema e clique em “Next”. Será visualizado a página “Database Configuration”.
    a. Informe o nome da base de dados. O instalador usa por padrão “suitecrm” como nome. Você pode especificar outro nome, caso desejar.
    b. Informe o nome do Host ou instância do MySQL, MariaDB ou SQL Server. O nome do host por padrão é “localhost”, caso seu servidor de banco de dados estiver hospedado na mesma máquina que seu servidor web.
    c. Informe o nome de usuário e senha do administrador do banco de dados.
    d. Certifique-se de que o administrador da base de dados tenha permissões de criação e escrita na base de dados.
    Para o My SQL, MariaDB e SQL Server, por padrão, o instalador seleciona como usuário administrador o mesmo informado para a base de dados do SuiteCRM. A aplicação SuiteCRM utiliza o usuário da base de dados para se comunicar com a mesma. Você pode especificar um usuário de base de dados diferente neste passo, caso desejar.
      1. Para selecionar um usuário existente, escolha “Provide existing user” na lista drop-down. Para criar um novo usuário de base de dados, escolha “Define user”. Informe o nome do usuário da base de dados e a senha nos campos correspondentes. Informe novamente a senha para confirmá-la. As informações do novo usuário aparecerão no bloco Credenciais do Sistema existente na página de confirmação das configurações ao final do processo de instalação.
    • e.Deixe a opção padrão “No” caso não desejar que os dados de demonstração do SuiteCRM sejam inseridos. Selecione “Yes” para popular a base de dados com os dados de demonstração.
  8. Clique em “Next”. O instalador validará as credenciais do administrador informado. Se uma base de dados com este nome já existir, sera visualizado uma caixa de diálogo questionando se deseja manter o nome ou escolher outro para a nova base de dados. Se você selecionar uma base de dados existente, as tabelas desta base serão descartadas.
  9. Clique em “Accept” para aceitar o nome da base de dados ou “Cancel” para informar outro nome.
    • Visualizará em seguida a página de configuração do site.
  10. Informe um nome para o administrador da aplicação SuiteCRM.
    • O administrador do SuiteCRM (o nome padrão é “admin”) possui privilégios administrativos na aplicação. Você pode alterar o nome padrão deste usuário.
  11. Informe uma senha para o usuário administrador, confirme a mesma novamente, e clique em “Next”.
    • Isso mostrará a tela de confirmação das configurações. Trata-se de um sumário das configurações que foram selecionadas ou inseridas até então. Clique em “Voltar” no seu navegador para retornar à página anterior caso deseje alterar algo.
  12. Clique em “Print Summary” caso deseje imprimir estas configurações.
    • Clique em “Show Passwords” e logo após em “Print Summary” para incluir as informações relacionadas a base de dados, como usuário, senha e as credenciais administrativas do SuiteCRM. Quando você clicar em “Show Passwords”, o sistema mostrará as senhas e o botão mudará para “Hide Passwords”. Para ocultar estas informações, basta clicar neste.
  13. Clique em “Install”.
    • Será visualizado a tela de Setup com o progresso da instalação.
  14. Clique em “Next” quando o setup for concluído.
    • Em seguida será visualizado a página de registro do produto (preenchimento opcional).
  15. Insira os dados necessário e clique em “Send Registration” para registrar sua instância do SuiteCRM junto ao site SuiteCRM; ou em “No Thanks” para pular esta etapa.
    • Finalmente, visualizaremos a página de autenticação do SuiteCRM. Agora você poderá autenticar-se no sistema com as credenciais administrativas que foram criadas durante as etapas anteriores.

Realizando uma instalação personalizada do SuiteCRM

  1. Abra seu navegador e inicie sua nova instalação do SuiteCRM. O endereço deve ser algo semelhante ao mostrado abaixo:
    http://crm.yourserver.com/Suite-CRM-Directory/install.php
    Será visualizado a tela de “bem-vindo” (Welcome to the SuiteCRM Setup Wizard).
    Você precisa aceitar os termos de licença primeiro. Para isso:
    1. Marque a caixa “I Accept”.
    2. Clique em “Next” para continuar.
    Será visualizado a tela de requisitos pré-instalação (Pre-Installation requirements)
    O instalador mostrará instruções e requisitos de instalação.
    1. Por favor, revise estas informações e corrija o que desejar.
    2. Clique em “Next” para continuar.
  2. A tela de Configuração
    Aqui é onde você irá configurar o SuiteCRM conforme o ambiente que o hospedará.
    1. Configuração da base de dados
      1. Especifique o tipo de base de dados.
        Selecione o tipo de base de dados que estás utilizando. Caso não visualizar sua base de dados nesta tela, por favor confira a instalação dos módulos PHP em seu ambiente.
      2. Informe o nome da base de dados
        1. Nome da base de dados
          suitecrm é o nome padrão da base de dados. Você pode especificar outro nome, se assim desejar.
        2. Nome do Host
          por padrão é localhost Se o servidor de banco de dados estiver hospedado em outra máquina diferente da que hospeda o servidor web, é possível corrigir esta informação neste momento.
        3. usuário & Senha
          Informe o nome da base, o nome do usuário e a senha da base de dados do SuiteCRM. Nota: Certifique-se que o usuário da base de dados possua as devidas permissões para criar e gravar nela.
        4. Usuário da base de dados do SuiteCRM
          A aplicação SuiteCRM utiliza o usuário da base de dados para se comunicar com a respectiva base. Para servidores MySQL, MariaDB e SQL Server, o instalador seleciona o usuário “Admin” por padrão. Você pode selecionar um usuário existente ou criar um novo. Para isso, informe um nome de usuário e senha nos campos correspondentes e confirme novamente a senha. Estas novas informações de usuário aparecerão no bloco“System Credentials” existente na página “Confirm Settings” ao final do processo de instalação.
    2. Configuração do Site
      1. Identifique o Usuário Administrador
        1. Nome do Administrador da aplicação SuiteCRM
          Este é o nome do usuário da conta de administrador do SuiteCRM. Exemplo: joaoferreira
        2. Senha do Administrador da aplicação SuiteCRM
          Esta é a senha da conta do administrador. Por favor, confirme esta senha novamente, para validação.
        3. URL da instância SuiteCRM
          O endereço do site do CRM. Ex: http://crm.yourserver.com/Suite-CRM-Directory
        4. Endereço de Email
          Este é o endereço de email do administrador do sistema. Exemplo: joao.ferreira@yourserver.com
    3. Mais Opções
      Nesta seção você pode optar por:
      • Popular o SuiteCRM com dados de demonstração
      • Configurar o servidor SMTP (saída de emails)
      • Adicionar sua marca (nome e logomarca de sua empresa)
      • Configurar a localidade do sistema (região, fuso-horário, etc)
      • Configurar opções de segurança
    Caso estiver satisfeito com todas as configurações informadas nesta página, clique em “Next” para iniciar a instalação.
  3. A tela de Instalação
    O instalador validará as credenciais do administrador informado. Se uma base de dados existir com o mesmo nome, visualizará uma caixa de diálogo questionando se deseja

Prosseguir mesmo assim ou escolher uma nova base de dados. Se você usar uma base de dados existente, as tabelas desta base de dados serão descartadas. Clique em “Accept” para descartar as tabelas atuais ou “Cancel” para especificar um nome para a nova base de dados.

  1. Autentique-se em sua nova instância do SuiteCRM!

Atualizando o SuiteCRM

Autentique-se em sua instância do SuiteCRM para utilizar o assistente de atualização. Atualmente não há pacote para atualização silenciosa disponível para o SuiteCRM (há apenas para o Sugar). ATENÇÃO: Recomendamos que você atualize o SuiteCRM em um ambiente de homologação. Não atualize seu ambiente de produção diretamente!

Matriz de compatibilidade para atualização

Nota: SuiteCRM 7.2.x requer PHP 5.3+(5.3 ou superior).

Nota: SuiteCRM 7.5 requer PHP 5.4+ (5.4 ou superior) pois o recurso PHP new short array syntax é utilizado a partir desta versão no módulo de Relatórios.

Clique aqui para visualizar a matriz completa de compatibilidade.

Versões do PHP

  • 5.2.1-5.2.6
  • 5.2.8-5.2.15
  • 5.2.17
  • 5.3.0 - 5.3.6

Banco de dados

  • MySQL - 5.0x, 5.1
  • MSSQL - 2005, 2008

Sistemas Operacionais

  • Windows: Sugar funciona em qualquer SO que suporte PHP
  • Linux: Sugar funciona em qualquer SO que suporte PHP
  • Mac: Sugar funciona em qualquer SO que suporte PHP

Atualizando para o SuiteCRM a partir do SugarCRM Community Edition

Pacotes de atualização estão disponíveis para atualizar o SugarCRM para o SuiteCRM. Confira a seção de downloads no site do SuiteCRM. Para verificar quais versões do SugarCRM são compatíveis com as respectivas versões do SuiteCRM, por favor confira abaixo:

SuiteCRM Version SugarCRM Version
SuiteCRM 7.0.1 SugarCRM 6.5.x
SuiteCRM 7.0.0 SugarCRM 6.5.x

Pré-requisitos para atualização

  • Faça backup do seu diretório SuiteCRM e também da base de dados antes de prosseguir com o processo de atualização.
  • Desabilite o “caching op-code” antes de atualizar sua instalação do SuiteCRM, no arquivo de configuração PHP. Você pode reabilitá-lo após a conclusão do processo de atualização.
  • Aumente o valor padrão dos parâmetros listados abaixo antes de iniciar o processo de atualização, caso estiver usando “Zend Core 2.0”:
    • Localize o arquivo C:\Program Files\Zend\Core\etc\fastcgi.conf e aumente o valor padrão dos parâmetros “ConnectionTimeout” para 3000 segundos e o “RequestTimeout” para 6000 segundos.
    • Localize o arquivo php.ini e aumente o valor padrão do parâmetro “max_execution_time” para 6000 segundos.
  • Realize as alterações a seguir para que o processo suporte o grande tamanho dos arquivos de atualização:
    • Altere para 21000000 (20MB) o parâmetro “Tamanho máximo de Arquivos para carregar” na seção “Avançado” da página de “Definições de Sistema”. Para isso, deverá autenticar-se como administrador em sua instância atual do SuiteCRM.
    • Localize o arquivo php.ini em seu servidor web e configure os parâmetros listados abaixo:
      • Defina post_max_size para no mínimo 60MB
      • Defina upload_max_filesize para no mínimo 60MB
      • Defina max_input_time para um número bem maior
      • Defina memory_limit para 256MB

Reinicie o servidor web e comece o proceso de atualização.

  • Certifique-se de que o parâmetro “LimitRequestBody” esteja definido com um número maior ou use o valor padrão de 2GB, caso estiver usando um servidor web Apache e o parâmetro “LimitRequestBody” exista no arquivo httpd.conf. Reinicie o Apache e comece o processo de atualização.
  • Certifique-se de que o usuário do servidor web tenha permissão de escrita na base de dados do SuiteCRM. O processo de atualização para o SuiteCRM 7.0.x irá adicionar e remover arquivos de diversas pastas incluindo o diretório raíz do SuiteCRM. O usuário do servidor web deve ter permissões de escrita para a pasta raíz de todos seus subdiretórios durante o processo de atualização.
  • O processo de atualização dura cerca de 30 minutos. Defina o parâmetro “timeout” no script CGI para mais de 300 segundos para garantir que a aplicação CGI não gere timeout, caso estiver usando o IIS como servidor web (Windows).
  • Faça backup dos arquivos PHP que contenham algum tipo de customização para seus módulos (por exemplo, o “accounts.php”) no diretório “Customs” (e não somente no módulo principal). Caso existirem customizações, estas serão perdidas no SuiteCRM 7.0.x durante a atualização.

Considerações sobre o processo de atualização

O recurso “Dynamic Teams” requer algumas alterações no schema de banco de dados em todos os módulos, como parte do processo de atualização. Para bases de dados maiores, esta operação pode durar muito tempo para que seja concluída. Siga os passos abaixo para amenizar o tempo de atualização:

  1. Teste a atualização em um ambiente a parte, de desenvolvimento (ou homologação) ao invés de atualizar diretamente em produção.
  2. Use o método de atualização silenciosa através da interface de linha de comando para conduzir todo processo, ao invés do assistente de atualização, dentro da aplicação (caso sua base de dados possuir mais que 10000 registros por tabela).
  3. Autentique-se na aplicação como administrador e use a opção “Reparar Estruturas” para reparar e reconstruir a base de dados após o término da atualização.

Usando o Assistente de Atualização

O assistente de atualização lhe proporciona um curto caminho para atualizar sua aplicação para a última versão existente do SuiteCRM. Isso inclui atualizações críticas de código como também alguns comandos SQL necessários para a atualização. Certifique-se de que o arquivo config.php (localizado no diretório raíz do SuiteCRM) possua permissão de escrita, antes de usar o assistente de atualização. Nota: Atualizações manuais através de substituição de arquivos fonte e execução de scripts SQL não são suportados pelo assistente de atualização.

Atualizando o SuiteCRM através do Assitente

  1. Baixe o pacote de atualização apropriado do site do SuiteCRM. Por exemplo, baixe o pacote “SuiteCRMPro-Upgrade-6.4.x-to-6.5.0.zip” para atualizar o SuiteCRM Professional versão 6.4.x para 6.5.0. Baixe o arquivo de conversão apropriado para converter o SuiteCRM Professional para SuiteCRM Enterprise.
  2. Autentique-se na instância do SuiteCRM existente como administrador e clique em “admin” no lado superior direito da tela.
  3. Clique em “Assistente de Atualização” no painel administrativo do sistema.
    • Será visualizado a página do assistente de atualização.
  4. Clique em “Next”.
    • Você visualizará a página de checagem do sistema e o SuiteCRM iniciará este processo. O processo de checagem irá conferir se há algum problema que o impeça de prosseguir com a atualização. Problemas como permissão de arquivos, base de dados e configurações do servidor serão listadas nesta página caso seja encontrado alguma falha.
  5. Clique em “Next” se a checagem do sistema for concluída com êxito.
    • Será visualizado a página de Upload e Atualização.
  6. Clique em Procurar e localize o pacote de atualização baixado anteriormente. Selecione-o.
    • O caminho do arquivo será visualizado nos campos de Upload e Atualização.
  7. Clique em “Upload Upgrade” para enviar o pacote para a aplicação SuiteCRM.
    • O sistema enviará o pacote e irá mostrá-lo na página. Use o botão “Delete Package” para removê-lo, se necessário.
  8. Clique em “Next”.
    • Será visualizado a página de checagem.
    • Clique em “Show Schema Change Script” para visualizar as diferenças entre o schema atual da base de dados do SuiteCRM e a nova versão.
    • Por padrão, o assitente de atualização marca a opção “Runs SQL”, como método de atualização da base de dados. Selecione “Manual SQL Queries” na lista drop-down e também a opção “Check when SQL has been manually run”, caso deseja executar as queries manualmente na sua base de dados.
  9. Clique em “Recheck” para executar novamente a checagem. Clique em “Next” caso deseja pular esta etapa.
    • Será visualizado a página “Commit Upgrade”.
    • Você também pode clicar em “Show” para visualizar a lista de arquivos que foram copiados e os resultados da reestruturação. É possível também visualizar as queries que foram ignoradas.
  10. Clique em Next.
    • Durante o processo de atualização, o SuiteCRM realiza uma mesclagem de três vias entre a instância personalizada em versão antiga, a instância padrão em versão antiga, e a instância padrão da nova versão. Esta mesclagem de três vias adiciona todos os campos existentes nos layouts de módulos padrão da nova versão aos layouts dos módulos correspondentes da versão existente, se os layouts dos módulos na versão anterior do sistema não sofreram personalizações através do Studio (antes da atualização). A mesclagem das três vias também muda o posicionamento dos campos em layouts de módulos cujo não sofreram customizações através do Studio para que coincidam com o posicionamento dos campos nos layouts de módulos padrão.
    • O SuiteCRM exibe a página de confirmação de layouts como “Passo 5” do processo de atualização se os layouts de módulos existentes foram personalizados, e há mudanças para os campos padrão e adiciona os campos nos novos layouts dos módulos.
    • A tela de confirmação do layout lista os layouts dos módulos que sofreram alterações na nova versão. Por padrão, todos os layouts dos módulos listados são selecionados para mesclagem durante a atualização.
    • Por exemplo, na versão 6.1.0, o SuiteCRM possui o campo “Atribuído a” na tela de detalhes, na tela de edição e também nos templates de Email. Se a instância foi atualizada e tinha campos personalizados na tela de edição mas não tinha o mesmo em nenhum layout de Email, ocorrerá o seguinte durante a atualização:
    a. A tela de confirmação de layout aparecerá como passo 5 no assistente de atualização.
    b. A tela de confirmação mostrará o módulo com os layouts da tela de edição e detalhes. Os templates de Email não mostrarão os campos alterados, pois não foram customizados.
    c. O administrador terá a opção de mesclar as alterações nos módulos com as alterações existentes na tela de detalhes e edição.
  11. Desmarque o módulo caso não queira adicionar os campos personalizados nele.
  12. Clique em "Next".
    • Será visualizado uma mensagem informando que a mesclagem dos layouts ocorreu com êxito (caso optou por atualizar seus módulos).
  13. Clique em "Next".
  14. A página confirmará a atualização. Prossiga com os passospara mesclagem manual dos arquivos ou execução das queries do SQL agora.
  15. Clique em “Done”.
    • Você visualizará a página inicial indicando que a atualização foi concluída.
  16. Clique em “Reparar Estruturas” no painel administrativo do SuiteCRM e, em seguida, selecione a opção “Reconstruir Relacionamentos” e também “Reparo rápido e Reconstrução”.
    • Para mais informações, confira “Reparar Estruturas”.
  17. Manualmente, mescle os arquivos que foram ignorados durante a atualização extraindo-os do pacote de atualização (arquivo zip), caso tenha desmarcado algum arquivo de forma a prevenir que o assistente o sobreesrevesse. Esta mesclagem pode ser realizada através do diretório da aplicação existente em seu servidor web.
    • Nota: Confira o arquivo LOG do assistente de atualização no diretório do SuiteCRM para obter informações sobre alguma falha ocorrida durante a atualização.

Desinstalando uma instância do SuiteCRM

Siga estes passos para desinstalar sua instância do SuiteCRM:

  1. Localize o diretório do SuiteCRM em seu servidor web.
  2. Remova o diretório (caso o SO for Linux: rm -r <suitedirectory> caso queira ser notificado durante a exclusão, rm -rf <suitedirectory> caso queira excluir tudo sem notificação alguma).
  3. Delete o schema da base de dados SuiteCRM existente em seu servidor de banco de dados (o nome padrão é “suitecrm”, caso não tenha sido alterado durante o processo de instalação).

Análise de Incidentes e Suporte

O SuiteCRM é um sistema de código aberto. Devido a isso, por favor, não nos contate diretamente por e-mail ou telefone para obter suporte. Ao invés disso, por favor, utilize nosso fórum. Ao utilizá-lo, o conhecimento sobre a aplicação é compartilhado com todos os membros da comunidade. Nossos desenvolvedores respondem questões no fórum diariamente mas também dá a oportunidade para outros membros da comunidade contribuírem. Caso deseja obter alguma customização específica para atender alguma necessidade em seu CRM, por favor, utilize nosso formulário de contato.